A Paróquia da Senhora da Conceição da Cidade e Diocese do Porto foi criada por provisão de D. António Barbosa Leão, Bispo do Porto, com data de 10 de Abril de 1927, e publicada no nº 5 do ano XIII do Boletim da Diocese do Porto, e a nova paróquia “começará a funcionar desde o dia 1 de Maio do corrente ano”.

A capela da Senhora da Conceição, na Rua da Constituição foi a primeira igreja paroquial da nova paróquia que teve como seu primeiro pároco o Cónego Dr. Francisco Correia Pinto, notável orador, conferencista e jornalista, que foi deputado à Assembleia Nacional.

Cónego Dr Francisco Correia Pinto

Em Maio de 1936 foi nomeado pároco desta comunidade o Padre Manuel de Matos e Silva Soares de Almeida que tinha sido prefeito e professor do Seminário de Nossa Senhora da Conceição (Seminário Maior ou da Sé), depois Reitor da Capela de Fradelos e responsável pela tradução de várias obras, nas quais se inclui a primeira da Bíblia para a língua portuguesa. O principal dinamizador da construção da nova igreja paroquial

Depois de muitos contratempos foi celebrada a escritura de aquisição do terreno no qual foi construída a nova igreja em 25 de Fevereiro de 1939. A elaboração do projecto foi entregue a um monge beneditino D, Paul Bellot, com obra já feita em vários países da Europa, África e América.

A primeira pedra da nova igreja foi lançada em 18 de Dezembro de 1938 acto a que presidiu D. António de Castro Meireles, Bispo do Porto. Mas as obras só se iniciaram no ano seguinte.

Precisamos de si

lorem ipsum
LIGA DE AMIGOS DA SENHORA DA CONCEIÇÃO
Precisamos de mais “amigos”, porque queremos ser uma paróquia viva ao serviço da comunidade e não podemos parar!
Ajude a divulgar junto de pessoas individuais ou empresas e traga os contactos dos que desejam ser sócios à secretaria.

Juntos podemos fazer mais e melhor:
reforçando a intervenção social;
o apoio aos mais carenciados;
o desenvolvimento humano;
preservando e promovendo o nosso património artístico;
espaços de interesse turístico;
oferecendo à cidade atividades culturais diversificadas.
PORTA SOLIDÁRIA
_ Serviço de sopa, pão e merenda aos sem-abrigo e a todas as pessoas que necessitem desta refeição, de segunda a sexta, das 19h00 às 20h00, no Bar da Paróquia.

São necessários mais voluntários. Contactar a Secretaria ou aparecer no bar da Paróquia entre as 18h e as 19h.

Pedimos a participação de todos na

DESPENSA SOLIDÁRIA: Legumes, batatas, feijão, grão de bico, cenouras, abóbora, cebolas, sal, azeite, carne, leite, marmelada, queijo, fiambre, cereais, fruta, chocolates. Estas ofertas podem ser entregues no Bar da Paróquia de Segunda a Sábado, das 09h30 às 18h00; Domingos das 09h30 às 13h00.

As ofertas em dinheiro podem ser entregues na Secretaria
ou por transferência Bancária para
001000008111716000171, Centro Social da Senhora da Conceição.

No Ano 2017 a Porta Solidária serviu 44.527 refeições, numa média diária de 173 pessoas.
1.185 refeições foram servidas a crianças.
SALA DE ATENDIMENTO SOCIAL
Este serviço Paroquial, aberto a todos os que têm alguma necessidade, material ou espiritual, atendeu 2.405 pedidos no 2017.
Para além do muito vestuário distribuído, este serviço gastou 3.994,93€ em ajudas de medicamentos, alimentos e alojamento para pessoas sem abrigo.
As ajudas monetárias para este serviço podem ser colocadas em duas caixas de recolhas de ofertas, ao fundo da Igreja, com a inscrição “Caixas para a Caridade”.

Pedimos voluntários para poder manter este serviço aberto.
A Sala de Atendimento Social, através das Vicentinas, prestou auxílio mensal a 46 famílias.

Próximas atividades

lorem ipsum
21 Abr, 2021
Tempo do advento
  • 21 Abril, 2021 12:00 - 21 Abril, 2021 13:00
  • Porto
00
days
00
hours
00
mins
00
secs
Skin Color
Layout Options
Layout patterns
Boxed layout images
header topbar
header color
header position